Conheço um planeta onde há um sujeito vermelho, quase roxo. Nunca cheirou uma flor. Nunca olhou uma estrela. Nunca amou ninguém. Nunca fez outra coisa senão contas.
sábado, 25 de março de 2017
O Pequeno Príncipe: relação entre pensar como “pessoas grandes” e autoridade
Unknown
15:08
O
Pequeno Príncipe, livro francês escrito por Antoine de Saint-Exupéry e
publicado em 1943, conta a história das lembranças de um piloto de avião acerca
do Pequeno Príncipe, menino que ele conheceu no deserto do Saara devido à
necessidade de um pouso de emergência.
O
narrador personagem desenhava quando era criança e o seu primeiro desenho
representava uma “jiboia digerindo um elefante”, contudo, as “pessoas grandes”
conseguiam distinguir apenas um simples chapéu, que é a interpretação mais
comum. Desde o início do livro, este termo é usado para designar os adultos que
seguem os padrões da rotina e não exercitam a criatividade.
Em
vários momentos o piloto tem consciência de que por mais que ele critique a
visão dos adultos em relação à vida, ele faz parte desse grupo; a chegada do
Pequeno Príncipe faz com que ele resgate desejos de infância e é por isso que é
extremamente doloroso quando o principezinho se refere a ele como “uma pessoa
grande”, que não se interessa pelo questionamento sobre “qual é o motivo das
rosas terem espinhos?” ou qualquer outro que tenha alguma relação com assuntos
abstratos, como natureza ou amor.
Na
página 27, há um trecho que demonstra uma crítica em relação às pessoas
grandes:
A
ideia de contas supõe individualidade, controle e autonomia – ainda que a
autonomia nunca seja plena – e em um episódio que aconteceu com O Pequeno
Príncipe, quando ele se despediu do seu asteroide e foi conhecer outros,
pode-se supor por qual motivo os adultos agem assim.
Unknown / Perfil
Associação civil sem fins lucrativos formada por alunos do Instituto de Estudos da Linguagem, a Odisseia foi idealizada com o objetivo de preparar seus integrantes para o mercado de trabalho. Seus serviços oferecidos incluem coaching, revisão e análise crítica/parecer crítico; tópicos que estão, de certa forma, inseridos na criação dos cursos de Estudos Literários, Letras e Linguística. Além de oferecer esses serviços, a empresa busca estabelecer um vínculo maior entre os estudantes do Instituto de Estudos de Linguagem da UNICAMP (IEL) e o mercado editorial.
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